sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O menino de pijama listrado

Aaaaiii meu Deus!

Eu havia jurado a mim mesma que não leria/veria/saberia de nada relacionado à guerras e holocausto (desde uma vez que assisti O Pianista e quase morri chorando...), mas não resisti e li "O menino de pijama listrado" de John Boyne.
Bem... o livro é ótimo.
Fala a história de uma menino de 09 anos, Bruno, filho de um comandante nazista que tem que sair de sua bela casa em Berlim e ir morar em um "lugar frio e sem crianças para brincar".
Certo dia, Bruno descobre que vê, da janela de sua casa, uma cerca alta com várias cabanas com centenas de pessoas, entre elas várias crianças.
Disposto a explorar e descobrir coisas novas e interessantes nesse novo lugar, caminha ao longo da cerca que o separa das misteriosas pessoas de "pijamas listrados e bonés igualmente listrados" e encontra um menino, Shmuel, desenvolvendo então uma amizade pura e sincera que mudará a vida de ambos.
.
Eu li em uma manhã, absorta pelas palavras muito bem escritas do autor, pela literatura fácil e vocabulário muito bem escolhido, do tipo que conquista milhões pela simplicidade perfeita.
E depois que li o livro fiquei assim, alguns minutos pensando quietinha: o que seres humanos são capazes de desenvolver, em relação a outros humanos, quando não influenciados negativamente?O quão pura é a amizade entre duas crianças que, muito diferentes e de lados opostos da cerca, apenas se entregam à sinceridade, sem questionamentos de raça, cor, credo...

E, sim , como é que ainda existem pessoas que pensam em falar que o holocausto não existiu!?

Vale muito a leitura!!!!

xoxo


Agora é a minha vez:

No ano passado eu fui ao cinema, não lembro que filme fui ver, mas lembro bem de ter visto o trayler dO Menino do Pijama Listrado e pensado "preciso ver esse filme!". Qual não foi a minha surpresa quando, no fim do trayler apareceu uma frase dizendo que o filme era baseado no livro homônimo. Era a minha chance de fazer aquilo que mais gosto: ler o livro e ver o filme!
Tão logo o filme que fui ver acabou, passei na livraria e comprei o livro, que comecei a ler caminhando pelo estacionamento.
Em diversos trechos do livro eu chorei imaginando as cenas, os locais e, principalmente, o sofrimento que aquela gente passou. Apesar de ser um livro "curto" e de leitura fácil, me custou muito terminar de ler. Me doía cada trecho, cada maldade.
Depois de lido, como já era de esperar, corri pro cinema outra vez, dessa vez pra "ver o livro". Decepção teu nome é "filme O Menino do Pijama Listrado". Se tu já viu e gostou, poxa, que sorte. Se tu não viu mas queria, meu conselho é: nem perde teu tempo.
Filme borocoxô, não deram a devida importância aos fatos históricos (como no livro foi feito), e na metade do filme a gente já cansa de estra na poltrona.
Minhas notas:
Livro - 10
Filme - 2 (só pq os gurizinhos são dois fofos!)

2 beijos!
Tita

Nenhum comentário:

Postar um comentário