quarta-feira, 25 de março de 2009

Dan Brown

Seguinte: a Reka não tá no msn hoje (por que é muito atarefada e não pode passar o dia on line, ao contrário de mim), e por isso não vamos "debater" em diálogo conforme (mais ou menos) combinamos, mas como sei que ela leu os livros do Dan Brown também, espero que depois ela faça algum comentário sobre eles.

Por que escolhi começar com esse autor? Porque foi a primeira "série" de livros que li. Tenho certeza que, assim como eu, muita gente se empolgou com o Código da Vinci e correu pra ler os outros livros do autor, pra ver se os 3 primeiros livros eram todos tão bons quanto o quarto (sim! começamos de trás pra frente!).
Reka diz: "Bem, Dan Brown é uma interessante aula de história. Os livros podem ser ficção e tal,mas não tem como não se apaixonar pela linguagem fácil, suspense, sequências de comer as páginas, personagens tão normais... Vale a pena cada pedacinho!"

Aí vão minhas (agora nossas!!!) considerações sobre os quatro livros, mas deem um desconto já que faz tempo que os li...

Fortaleza Digital (1998) - fala sobre um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos EUA que criou um alagoritmo indestrutível (Fortaleza Digital) que tem o poder de tornar inútil computador da NSA que decodifica as mensagens, no caso do seu criador morrer. Acontece que o tal ex-funcionário tem um ataque cardíaco (estranhíssimo) no meio de uma praça movimentada da Espanha e morre! Só que ele não "só morre", ele faz isso chamando atenção pra o anel que ele usa e que é a chave da Fortaleza Digital. O Vice-diretor da Agência de Segurança chama um casal suuuuuuper capacitado (ele: professor universitário e fluente em muitas línguas. ela: criptóloga) para evitar o maior desastre da História da Segurança de Informações dos EUA. Muito bom! Muito bom mesmo! Se ainda não leu este, leia!
Reka diz: "bem, esse eu não li... mas já ouvi críticas positivas e negativas...vou ter que ler pra cre!"

Anjos e Demônios (2000) - a primeira aventura do Robert Langdon, o professor de simbologia de Harvard. Nesse livro Robert Langdon tem a missão de tentar impedir que uma sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Um pouco antes do Conclave eleger o novo Papa o professor é chamado pra analisar o símbolo Illuminati que marcado a fogo no peito de um físico que foi assassinado. Essa antiga sociedade secreta volta a tona pra destruir o seu maior inimigo, a Igreja Católica, e para que isso aconteça os Illuminati ameaçam explodir a Cidade do Vaticano com uma arma devastadora. É a primeira corrida contra o tempo do professor mais famoso da história da ficção. Eu adorei o livro e não consegui desgrudar dele por nada! O Marcelo (meu amor) tá lendo ele agora e disse que é incrível, mas que "pras pessoas gostarem desse livro tem que entender o mínimo de arte, religião e um pouquinho sobre sociedade secretas, como a maçonaria... se não, acredito, vão ficar um pouco perdidos na história." Então tá, né?
Reka diz:" Ah, o Marcelo ta querendo D+!! hehehe Mas sim, concordo, o livro é muito bom mas tem vários elementos que serão melhores compreendidos se o leitor souber o mínimo de arte, religião,história geral, bla bla. A história prende e fascina, muito bom..."

Ponto de Impacto (2001) - Um meteorito é encontrado no Ártico contendo fósseis - uma prova de que existem ETs. Como quem encontrou o tal meteorito foi a NASA , as autoridades americanas (como sempre) correm pra tomar vantagem sobre tal fato. Só que a NASA também é a questão central da disputa pela presidência dos EUA, pois os candidatos tem opiniões diferentes sobre a Agência. Para evitar especulações sobre o meteorito, 5 cientistas são levados ao Ártico, entre eles a filha de um dos presidenciáveis, e eles acabam levantando suspeitas sobre a veracidade do achado e começam a ser caçados por assassinos profissionais. Outro livro que eu gostei, mas não chega aos pés dos anteriores...
Reka dia: "Não li e nem quero...ahhahahaha"

O Código da Vinci (2003) - O mais famoso livro do autor questiona a Igreja Católica e divindade de Jesus Cristo, além de trazer ao conhecimento público sociedades secretas como a Opus Dei e o Priorado de Sião. Robert Langdon tenta desvendar o mistério da morte do curador do Museu do Louvre, com ajuda de uma Criptologista, traduzindo os enigmas deixados por ele antes de morrer.Nem é preciso descrever muito o livro, por que ele virou filme e todo mundo viu. Perfeito é a palavra que melhor descreve o livro. O filme deixou um pouco a desejar, como todos os filmes baseados em livros perfeitos. Vale a pena aprender a ler só por esse livro. Além de ensinar muito sobre a Cidade Luz...
Reka diz: "Siiiim, perfeito! O filme? Totalmente inexpressivo... O melhor é ler a edição ilustrada, pq daí nos sentimoss dentro da história, olhamos as fotos e no final, realmente nos deixamos ajoelhar no túmulo de Maria Madalena..."

O autor ainda promete A Chave de Salomão pra esse ano. É aguardar e ver se conseguirá superar os outros...

2 comentários:

  1. Bom, dos quatro eu ainda não li "Ponto de Impacto", porém pretendo completas mais esta coleção neste final de semana, adqurindo mais alguns livros. Sobre "o Código Da Vinci" (apesar de já fazer um certo tempinho que o li) é uma aventura apaixonante e misteriosa, além de falar da história e de, pelo menos pra mim, agregar mais alguns conhecimentos. "Anjos e Demonios" dos três que eu li, foi o MELHOR de todos!! Uma história surpreendente, misteriosa que nos prende a cada página virada!
    Como sugestão, de repente não ao nivel de Dan Brown nem Stephenie Meyer, mas um livro bom de se ler é "A Cabana" e "Labirinto" ainda nao consegui terminar ambos, mas são igualmente uma leitura gostosa!!
    Beijos gatass!!!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... tenho uma amiga que comentou sobre uma coleção de livros, uma sequencia de livros. Pretendo dar uma olhada neles no final de semana. As histórias são do estilo da Stephanie Meyer, mas são tão boas quanto. Enfim, segue o nome da coleção: Diário da Princesa - são uma média de oito livros, em sequencia.
    Tem também os livros Melancia, Férias, Sushi entre outros que também formam uma série.
    Procurarei ler estes livros e, caso compre-os, empresto a vocês para poderem postar os comentários no blog.
    Beijos Gorias!!

    ResponderExcluir